Informativos

Medidas preventivas contra o coronavírus: Grupo AZA está integralmente em home-office

Em conformidade com as orientações dos sites oficiais brasileiros, em especial o do Ministério da Saúde, o Grupo AZA também se uniu ao esforço de adotar medidas preventivas contra o coronavírus, também conhecido como COVID-19.

Com esse fim, anunciamos que, a partir de amanhã, 19 de março de 2020, a AZA vai operar, em TOTALIDADE, de modo REMOTO e o nosso escritório estará fechado. Adotamos o HOME-OFFICE como medida para evitar 100% de perigo de contágio entre os nossos colaboradores e demais pessoas que possam vir até a nossa sede.

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Mês da mulher: pesquisa da Kantar mostra que brasileiros querem mais respeito das marcas

Neste mês em que se comemorou o Dia Internacional das Mulheres, a Kantar lançou uma pesquisa que revela que 61% dos brasileiros acreditam que as marcas ainda precisam tratar com respeito e colocar em prática as opiniões delas. Como a sua marca trata o público feminino?

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Uma coisa é fato, nascemos e morremos clientes

Como você tem tratado e compreendidos seus clientes? E como vem sendo tratado como cliente? Se colocar no lugar do outro é algo que pode fazer grande diferença nesta história. Confira o artigo de Tomás Duarte, CEO da Track e um dos maiores especialistas em Net Promoter Score (NPS).
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Como motivar funcionários? Pesquisa diz que até pizza tem mais efeito que dinheiro

Buscando como motivar funcionários, gestores e profissionais de RH estipulam todos os tipos de metas e premiações. Bonificações, jantares, passagens aéreas, viagens inteiras e até mesmo carros. Em meio a tanta criatividade e dinheiro envolvido, uma pesquisa provou que apostar na simplicidade pode ser um caminho por vezes até mais lucrativo. Mais especificamente, mostrou que pizza e elogios proporcionam melhores resultados do que dinheiro vivo.

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Despesas a abater no Imposto de renda 2020

As deduções legais permitidas para elaboração de declaração completa de Imposto de Renda sempre geram muitas dúvidas. Com intuito de esclarecer as despesas pagas durante o ano de 2019 que podem ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda, segue as principais deduções para reduzir o impacto da mordida do leão e também as despesas não permitidas para evitar a malha fina. Lembrando que os comprovantes devem ser guardados por 5 anos, pois o Fisco pode pedir a comprovação.

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Sustentabilidade: o que diferencia cada marca?

As preocupações ambientais estão cada vez mais nas narrativas de massa. Há uma percepção coletiva de que todos temos um papel a desempenhar na resolução dos problemas e isso está afetando diretamente o modo com que as marcas deverão encarar sua relação com o meio ambiente. Uma análise da Kantar mostra que um posicionamento coerente em relação ao meio ambiente torna marcas mais atrativas.

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Marcas criam personas para otimizar o atendimento ao cliente

Em um mercado com clientes muito mais exigentes, as marcas viram a necessidade de oferecer elementos que tornem o atendimento mais atencioso. Um estudo recente apresentado pela NRF – Retail’s Big Show mostrou que cerca de 59% dos consumidores sentem que as empresas perderam o lado humano diante das experiências de compra. Como resolver esta questão? Você já ouviu falar em “persona”?

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Reserva de emergência: um passo a passo para montar a sua

Hoje, o Brasil possui mais de 60 milhões de pessoas endividadas e, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro para 2020 (49%). De acordo com a mesma pesquisa, manter uma reserva de emergência também foi o objetivo de muitas pessoas em 2019. Porém, 83% dos entrevistados relataram não terem conseguido concretizar este desejo. Como fazer?

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Gestor de vendas e o Carnaval: O que aprender com as escolas de samba?

O que aconteceria se o colaborador se preparasse o ano todo para realizar uma única venda? E se a empresa pagasse o colaborador o ano todo para planejar uma única apresentação de vendas? Será que seria um sucesso? Algo similar acontece com as escolas de samba e o principal segredo é o planejamento. Afinal, o que um gestor de vendas e o Carnaval têm em comum?

Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. Ter um bom planejamento e tomar decisões é essencial para alcançar um lugar no futuro.

Gestor de vendas e o Carnaval: O que aprender?

Planejamento

O trabalho começa logo após o Carnaval. Após as comemorações das escolas vitoriosas e das reflexões das derrotadas, (ou seja, na quinta-feira após o carnaval) carnavalescos, sambistas e compositores já estarão reunidos para pensar na escolha do tema e de como ele será trabalhado para o próximo desfile.
Verifica-se o orçamento, os recursos, as pessoas disponíveis, o planejamento e as ações necessárias para que no dia do desfile tudo esteja pronto. Para isso, três itens são importantes: Recursos, Tempo e Pessoas. Os Recursos são todos os insumos, produtos, materiais necessários para que a ação seja realizada. Tempo é o período necessário para alcançar o resultado planejado. E Pessoas são os indivíduos envolvidos no processo de planejamento e de execução.

Dica para o gestor:

O professor Isaac Martins, especialista em gestão de alta performance de equipe de vendas comenta: “Não importa qual tenha sido a vitória ou derrota da meta. Acabou o mês é momento de planejar o mês seguinte. Em vendas funciona assim: cedo no ano, cedo no mês, cedo na semana e cedo no dia. Quem chega cedo bebe água limpa.”

Foco

Assim que a escola definiu, validou e aprovou o planejamento, vem a parte crucial: manter toda a equipe focada. Reuniões iniciais para traçar estratégias mais corretas, definição de prazos, metas, ações, métodos, pessoas envolvidas e lideranças, tudo deve ser definido no início do processo e será o foco dos resultados durante toda execução do planejamento.

Dica para o gestor:

“O foco é muito importante na execução das atividades, tenho visto que um dos maiores erros nos gestores e supervisores de vendas e televendas é a falta de execução do planejado, alguns culpam a falta de tempo, no entanto, tenho observado que o grande vilão é a falta de foco.” explica Martins. ” Todos que atuam na área de vendas vivem em constante correria, porém quando as desculpas são a porta de entrada da derrota, o gestor pode aumentar demais sua performance se manter todo o time focado”, conclui o professor Isaac Martins

Qualidade na execução

A preocupação com a qualidade nos detalhes de uma Escola de Samba é uma excelente lição para qualquer empresa que quer alcançar o sucesso. O cuidado com os mínimos detalhes de peças que medem milímetros é o mesmo cuidado que se tem com grandes peças de carros alegóricos. Sabe-se que aquela pequena peça formará um conjunto visual que deve encantar os espectadores.

Por isso, cada detalhe deve ser cuidado com extremo zelo e atenção, em todas as etapas da execução do projeto. No livro “Execução: A disciplina para atingir resultados”, de Larry Bossidy e Ram Charan, há uma frase que resume bem a importância da execução para o resultado final: “Execução é fundamental para a estratégia, e deve moldá-la.

Dica para o gestor:

Em um cenário tão competitivo onde as empresas disputam clientes com empresas do mundo inteiro, ter um produto e serviço de alta qualidade é essencial e não um diferencial. “Em minhas consultorias é comum encontrar empresários que afirmam que seus produtos ou serviços são os melhores, revolucionários e com uma qualidade superior ao dos concorrentes, e não entendem por que a equipe não vende mais. Infelizmente, estes esqueceram que o cliente na era digital é muito mais exigente.” explica Martins. Desta forma, o gestor tem que ter uma visão crítica de todos os processos para oferecer o melhor.” Entregar um produto de alta qualidade é o mínimo que os clientes esperam”, diz o professor.

Time engajado

Ao assistir o desfile de uma Escola de Samba todos ficam extasiados com as imagens. São cinco mil pessoas divididas em alas e que formam um conjunto harmonioso. Cada um deseja ser o melhor, porém, somente o coletivo é capaz de levar o prêmio.

Dica para o gestor:

“Para sua empresa, não importa quantos setores e quão diferentes são as pessoas que ocupam esses cargos, todos devem compartilhar do mesmo objetivo, sem isso buscar o resultado fica bem difícil”, ressalta o professor Isaac Martins, autor do livro Máquina de vendas por telefone na era digital e Bíblia do Televendas.

“Uma venda é conseguida pelo esforço individual de uma pessoa, porém o resultado só é atingido com um time engajado”, conclui.

Amor pelo negócio

Ver um desfile bonito na avenida, vai além da recompensa financeira para os membros da equipe de criação de uma Escola de Samba. Há um engajamento muito forte da comunidade, dos funcionários, dos voluntários, da diretoria e dos patrocinadores. O resultado esperado é entregar o melhor, não importa as adversidades que serão encontradas.

Dica para o gestor:

“Pode parecer utópico, mas resultados extraordinários só surgem quando a equipe é apaixonada e se entrega pelo que faz. Um gestor deve reunir um time de pessoas que se doam pelo negócio”, declara o especialista.

Comparar uma escola de samba com a gestão de uma empresa pode ensinar lições importantes.

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Carteira de Trabalho Digital substitui documento físico

A Carteira de Trabalho Digital está valendo. O aplicativo já existe desde 2017. Porém, desde setembro de 2019 passou a substituir o modelo impresso tradicional. E, a partir de fevereiro de 2020, as unidades de atendimento do Serviço Nacional de Emprego (SINE) deixaram de emitir a versão física. A mudança, que está prevista na Lei de Liberdade Econômica, faz parte da iniciativa do Ministério da Economia para desburocratizar o serviço público.

Com a mudança, que afeta empregadores e trabalhadores brasileiros, a CTPS física não é mais necessária para a grande maioria das contratações. “Os colaboradores precisam apenas informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) na hora da contratação. Para os empregadores, o que muda é que as informações prestadas no eSocial substituem as anotações feitas no velho caderninho de capa azul”, comenta Simone Gomes, Culture & People da Ahgora Sistemas, que desenvolve softwares com foco em gestão de pessoas.

CTPS digital: o que muda

Quem possui a Carteira de Trabalho física deve guardá-la para comprovação de informações sobre trabalhos anteriores. O que vale agora é que todas as anotações referentes a contratos novos ou antigos, sobre salário e férias, por exemplo, passam a ser feitas apenas no formato digital. “Essa mudança facilita, e muito, a atuação da gestão de pessoas, e a vida dos trabalhadores, que podem acessar as informações da carreira profissional pelo aplicativo, de forma simples e rápida”, avalia Simone.

Segundo a especialista, é importante que os empregadores observem os prazos de lançamento das informações referentes às contratações no eSocial. “Leva um tempo para o processamento desses dados. O colaborador conseguirá visualizar o novo contrato no aplicativo 48h após o envio das informações. Para casos de desligamento, a atualização no eSocial demora cerca de 20 dias”, explica.

Como “assinar a carteira”

Empregadores que realizarem novas contratações devem lançar os dados no eSocial. A empresa necessita enviar o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador). Caso ainda não tiver todas as informações sobre o colaborador, é possível enviar o evento S-2190 (Admissão Preliminar), que é mais simples. Depois, é dever da empresa completar os demais dados com o evento S-2200. “Ao fazer isso, significa que o empregador ‘assinou a carteira’ do novo contratado”, comenta.

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para todos os brasileiros que possuam um CPF. No entanto, é preciso habilitá-la na plataforma do Ministério do Trabalho antes de baixar o aplicativo para aproveitar as suas facilidades. É preciso lembrar que o formato eletrônico da CTPS tem validade apenas para fins de acompanhamento, não podendo ser utilizada como um documento de identificação civil.

“A Carteira de Trabalho Digital transforma ainda o modo de contratar e ser contratado. Para o colaborador, fica bem mais fácil acessar os dados referentes ao seu histórico empregatício. Para o empresário, é menos burocracia e muito mais agilidade”, finaliza a especialista em gestão de pessoas.

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