Informativos

Fintechs são novas portas de acesso a serviços financeiros

O termo desbancarização pode soar diferente, mas se refere a algo bastante comum no cenário mundial das finanças. O Banco Mundial estipula que em 2011 havia 2,5 bilhões de desbancarizados no mundo e 200 milhões de micro e médias empresas sem acesso a serviços financeiros e de crédito. Em 2017, com o surgimento das fintechs – startups da área de serviços financeiros – o número dos sem acesso aos serviços bancários caiu para 1,7 bilhão de pessoas.

Aza ContabilidadeFintechs são novas portas de acesso a serviços financeiros
leia mais

Transformação digital nas empresas: A sua está preparada?

A tecnologia está mudando o mundo como o conhecemos e a forma como adquirimos informações. A comunicação está cada vez mais simples, o que facilita a interação entre um número ilimitado de pessoas e entre elas e as empresas. Cloud computing, Business Intelligence, Internet das Coisas e Big Data são conceitos que estão cada dia mais em alta e estão alterando a forma como as pessoas se relacionam. Tudo isso faz parte da transformação digital nas empresas.

Aza ContabilidadeTransformação digital nas empresas: A sua está preparada?
leia mais

Desbancarizados: Como as empresas podem se preparar para atendê-los

Em todo o mundo, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas não possui contas em banco. São os chamados desbancarizados. De acordo com um relatório do Banco Mundial no último ano. A falta de vínculo com instituições bancárias também é comum em pequenas empresas brasileiras. Até 2015, segundo o Sebrae, 30% delas não tinham contas.

Aza ContabilidadeDesbancarizados: Como as empresas podem se preparar para atendê-los
leia mais

Redes Sociais: 8 dicas para utilizar de forma profissional

Muitas pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma ferramenta para descontração, o que não está errado, desde que tomados os devidos cuidados. Contudo, uma boa parcela mais antenada já percebeu que o uso adequado dessas ferramentas de comunicação pode potencializar as carreiras, promovendo o crescimento profissional e o network e o uso errado pode prejudicar a carreira. Confira as dicas de um consultor de RH!

Aza ContabilidadeRedes Sociais: 8 dicas para utilizar de forma profissional
leia mais

Finanças em dia: Seis dicas para arrumar a casa na sua empresa

O ano ainda está no começo, e se você não fez o planejamento da sua empresa está na hora de colocar as finanças em dia, revendo os resultados, analisando as despesas, e estabelecendo metas para crescer.

Aza ContabilidadeFinanças em dia: Seis dicas para arrumar a casa na sua empresa
leia mais

Liderança sustentável gera empresas rentáveis

A Corporate Knights, publicação canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, divulgou em janeiro deste ano sua tradicional lista “The Global 100” das empresas com melhores práticas de liderança sustentável corporativa no mundo.

Aza ContabilidadeLiderança sustentável gera empresas rentáveis
leia mais

Quando tudo parece perdido, talvez seja a hora de reinventar seu negócio

Os erros que você eventualmente comete em sua jornada empreendedora hoje podem servir de lições para o sucesso do seu negócio amanhã. Confira o artigo de Frederico Flores, fundador e diretor da Becommerce, empresa do grupo Mercado Livre, e inspire-se na hora de reinventar seu negócio!

Aza ContabilidadeQuando tudo parece perdido, talvez seja a hora de reinventar seu negócio
leia mais

Quer trabalhar em uma startup? Confira dicas para se destacar profissionalmente

Pensando em trabalhar em uma startup? De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil fechou 2018 com 10 mil startups. No início do ano, havia 7 mil, o que representa um crescimento de 30%. Também foi o ano em que surgiram os primeiros unicórnios – startups que valem mais de US$ 1 bilhão – entre eles a Movile e o iFood. Pensando nisso, a busca por profissionais que vão de encontro aos ideais de inovação neste mercado está crescendo cada vez mais.

Movile, um dos líderes globais de marketplaces móveis e que conta com mais de 2.300 funcionários espalhados pelo Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru, listou quatro dicas para os profissionais se destacarem nesse segmento promissor. Confira!

1 – Seja focado em inovação

O ritmo de uma startup é mais acelerado do que outras empresas. “Precisamos inovar o tempo todo e ser versátil para lidar com situações inusitadas. Ter alguém que compartilhe dessa perspectiva é um diferencial”, ressalta Bárbara Camargo, Gerente de Talent da Movile. O profissional precisa pensar sempre à frente dos negócios para montar estratégias que façam a empresa se diferenciar das demais e resolver a vida dos clientes de forma simples e rápida.

2 – Tenha capacidade de assumir riscos e tomar decisões rapidamente

As empresas de tecnologia surgem a partir de uma ideia disruptiva e oferecem produtos diferentes que auxiliam a população de forma geral – como é o caso dos aplicativos de transporte, food delivery etc. O empreendedor, apesar de muitas vezes ter em mente que a sua ideia pode dar errado, deve assumir esse risco. Além disso, é necessário tomar decisões rápidas para que o negócio não fique estagnado, o que é considerado um risco ainda maior.

3 – Seja multidisciplinar

É necessário ter habilidade de assimilação entre áreas e conhecimentos diversos para resolução de conflitos e competência para aprender coisas novas e suas aplicações no cotidiano. “O mercado espera por profissionais que consigam destrinchar problemas e criar soluções, que sejam multidisciplinares e flexíveis para lidar com mudanças diárias. Também é um diferencial que tenham uma visão sistêmica, criando um ecossistema de troca de conhecimento”, comenta Bárbara.

4 – Cultura de crescimento

Além de ser focado em inovação, é esperado que o profissional tenha uma cultura de crescimento e desenvolvimento. Quem trabalha com startups está sempre procurando algo a mais, que realmente promova um destaque dentro da companhia. “Não se contentar com o básico, estar sempre em busca de se atualizar e se capacitar, chama muito a atenção dos gestores”, finaliza.

Aza ContabilidadeQuer trabalhar em uma startup? Confira dicas para se destacar profissionalmente
leia mais

Cyber segurança: Carência de profissionais facilita crimes na internet

Se vagas de emprego são escassas para alguns, para profissionais da área de cyber segurança o que não faltam são ofertas de trabalho. Segundo conduzido pela (ISC)2 principal organização sem fins lucrativos dedicada à certificação de profissionais de segurança da informação, existem hoje cerca de 2,9 milhões de vagas disponíveis nessa área em todo o mundo. Só na América Latina, onde se encontram alguns dos países mais vulneráveis para crimes cibernéticos, incluindo o Brasil, o número de vagas deve chegar a 130 mil até 2020.

Aza ContabilidadeCyber segurança: Carência de profissionais facilita crimes na internet
leia mais