Informativos

Carteira de Trabalho Digital substitui documento físico

A Carteira de Trabalho Digital está valendo. O aplicativo já existe desde 2017. Porém, desde setembro de 2019 passou a substituir o modelo impresso tradicional. E, a partir de fevereiro de 2020, as unidades de atendimento do Serviço Nacional de Emprego (SINE) deixaram de emitir a versão física. A mudança, que está prevista na Lei de Liberdade Econômica, faz parte da iniciativa do Ministério da Economia para desburocratizar o serviço público.

Com a mudança, que afeta empregadores e trabalhadores brasileiros, a CTPS física não é mais necessária para a grande maioria das contratações. “Os colaboradores precisam apenas informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) na hora da contratação. Para os empregadores, o que muda é que as informações prestadas no eSocial substituem as anotações feitas no velho caderninho de capa azul”, comenta Simone Gomes, Culture & People da Ahgora Sistemas, que desenvolve softwares com foco em gestão de pessoas.

CTPS digital: o que muda

Quem possui a Carteira de Trabalho física deve guardá-la para comprovação de informações sobre trabalhos anteriores. O que vale agora é que todas as anotações referentes a contratos novos ou antigos, sobre salário e férias, por exemplo, passam a ser feitas apenas no formato digital. “Essa mudança facilita, e muito, a atuação da gestão de pessoas, e a vida dos trabalhadores, que podem acessar as informações da carreira profissional pelo aplicativo, de forma simples e rápida”, avalia Simone.

Segundo a especialista, é importante que os empregadores observem os prazos de lançamento das informações referentes às contratações no eSocial. “Leva um tempo para o processamento desses dados. O colaborador conseguirá visualizar o novo contrato no aplicativo 48h após o envio das informações. Para casos de desligamento, a atualização no eSocial demora cerca de 20 dias”, explica.

Como “assinar a carteira”

Empregadores que realizarem novas contratações devem lançar os dados no eSocial. A empresa necessita enviar o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador). Caso ainda não tiver todas as informações sobre o colaborador, é possível enviar o evento S-2190 (Admissão Preliminar), que é mais simples. Depois, é dever da empresa completar os demais dados com o evento S-2200. “Ao fazer isso, significa que o empregador ‘assinou a carteira’ do novo contratado”, comenta.

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para todos os brasileiros que possuam um CPF. No entanto, é preciso habilitá-la na plataforma do Ministério do Trabalho antes de baixar o aplicativo para aproveitar as suas facilidades. É preciso lembrar que o formato eletrônico da CTPS tem validade apenas para fins de acompanhamento, não podendo ser utilizada como um documento de identificação civil.

“A Carteira de Trabalho Digital transforma ainda o modo de contratar e ser contratado. Para o colaborador, fica bem mais fácil acessar os dados referentes ao seu histórico empregatício. Para o empresário, é menos burocracia e muito mais agilidade”, finaliza a especialista em gestão de pessoas.

Aza ContabilidadeCarteira de Trabalho Digital substitui documento físico
leia mais

2020 e o planejamento para a sua empresa

A diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar no planejamento da sua empresa. Como você tem cuidado desta parte tão essencial? No artigo a seguir, o empresário e investidor anjo Alvaro Oliveira trata do assunto.

Aza Contabilidade2020 e o planejamento para a sua empresa
leia mais

Carnaval: 6 orientações para curtir gastando pouco

O Carnaval está logo aí e muitas festas e blocos de rua já acontecem por todo o país. Enquanto uns pretendem viajar e descansar, outros preferem cair na folia e curtir as festas. Seja como for, é importante se programar com antecedência: conhecer sua situação financeira atual, analisar as possibilidades e aproveitar sem ficar no vermelho.

Aza ContabilidadeCarnaval: 6 orientações para curtir gastando pouco
leia mais

Ter um podcast na empresa: Quais as vantagens?

O podcast é um veículo de marketing digital muito amado pelos brasileiros. Só em 2019, o consumo de podcasts no Brasil cresceu em 67%, o que faz com que muitos empresários se perguntem sobre a possibilidade de ter um podcast na empresa. Mas será que vale a pena fazer isso? Quais são as vantagens de ter um podcast para uma marca?

Aza ContabilidadeTer um podcast na empresa: Quais as vantagens?
leia mais

Internet e relacionamento com empresas: Qual é o papel?

Internet e relacionamento com empresas: como está se dando a revolução tecnológica no mundo corporativo? É fato que a expansão tecnológica no ramo dos negócios tornou simples alguns processos antes vistos como impossíveis e que, agora, podem ser realizados com apenas alguns cliques.

Aza ContabilidadeInternet e relacionamento com empresas: Qual é o papel?
leia mais

Plano de negócios em 2020: focar em gente

O quanto você tem prestado atenção no fator humano em sua empresa? Focar em resultados maiores e melhores esquecendo que a equipe tem sentimentos e precisa estar motivada pode não ser a melhor estratégia. Confira o artigo de Maryana Rodrigues, fundadora da Humor Labs.

Aza ContabilidadePlano de negócios em 2020: focar em gente
leia mais

Home Office: o que sua empresa pensa sobre essa modalidade de trabalho?

O mundo moderno tem exigido uma série de mudanças por parte das empresas. O Home Office, assim como o trabalho remoto de forma geral, é uma delas e parece que veio para ficar. A modalidade está sendo apontada como uma das grandes tendências para o futuro. Como sua empresa enxerga este tipo de coisa?

Aza ContabilidadeHome Office: o que sua empresa pensa sobre essa modalidade de trabalho?
leia mais

Transformar seu negócio em franquia: Veja 5 dicas de especialista

Segundo dados da Associação Brasileira de Franquias, o setor de Franchising teve aumento de 6,1% no faturamento do 3º trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Além disso, esse mesmo setor teve aumento de 6,8% no faturamento nos últimos 12 meses – o que apenas reforça a ideia de que, transformar seu negócio em franquia é um ótimo investimento.

Aza ContabilidadeTransformar seu negócio em franquia: Veja 5 dicas de especialista
leia mais

Como conseguir novos clientes com aumento de demanda em 2020

A expectativa para com a atividade econômica para o ano de 2020 é positiva. Segundo o Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, houve crescimento da economia de 0,92% em 2019. Para o ano que agora começa, espera-se um aumento do PIB, Produto Interno Bruto, de 2,08% para 2,17%. Diante desse cenário, já começa a corrida para conseguir novos clientes e, junto dela, retoma a demanda para produção de novos produtos ou contratação de novos serviços.

Aza ContabilidadeComo conseguir novos clientes com aumento de demanda em 2020
leia mais

Como organizar as finanças neste ano

Segundo pesquisa divulgada no dia 2 de janeiro pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro para 2020 (49%). Este objetivo não é novidade, afinal o resultado se repetiu no ano passado. Porém, 83% dos entrevistados relatam que não conseguiram realizar os desejos ligados a finanças em 2019. Para que neste ano os planos saiam do papel, Carlos Terceiro, CEO e fundador da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, pontua algumas dicas para se planejar e colocar em prática as metas de ano novo.
Aza ContabilidadeComo organizar as finanças neste ano
leia mais