Manter o controle financeiro de uma empresa é uma das peças-chave para o sucesso do negócio. Essa gestão permite uma análise clara da saúde financeira da empresa, a compreensão da condição e dos desafios atuais e futuros, e de quais decisões seriam as mais assertivas para o desenvolvimento e crescimento da companhia. Para que todas essas precauções sejam tomadas, é necessário compreender que existem algumas ferramentas consideradas essenciais para a manutenção desse controle, sendo as duas principais o fluxo de caixa e as notas fiscais de entrada e de saída.
O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados.
O Fluxo é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração financeira. Ele auxilia na tomada de decisões e na melhora o desempenho financeiro através da otimização e alocação dos recursos da empresa.
ENTENDA A SUA IMPORTÃNCIA:
Maior controle financeiro e auxilio na tomada de decisões.
O controle do fluxo de caixa é fundamental para que o empreendedor saiba como agir em momentos de dificuldade financeira e evita consequências mais drásticas para o negócio.
Quando se tem um controle efetivo das informações disponíveis no fluxo de caixa é possível analisar o período de maior faturamento da empresa, assim também como o período em que ocorre queda nas vendas.
O registro de todas as informações no fluxo de caixa gera um controle financeiro importantíssimo para a empresa e possibilita que assim as despesas e os pagamentos sejam quitados e que sejam cumpridas as obrigações do negócio. Ele é essencial também para avaliar se em um determinado período a empresa está operando com folga ou aperto financeiro.
Planejar o futuro é agir de forma estratégica. O empresário deve observar se as entradas previstas serão ou não suficientes para honrar compromissos no próximo mês. Este é o momento de pensar em soluções para evitar problemas como esse. Pode ser que você precise recorrer a linhas de crédito, mas, às vezes, com alguns cortes essa questão já é resolvida.
Por fim, pense sempre estrategicamente. Busque soluções que afetem da menor forma possível a vida financeira da sua empresa. Só recorra a empréstimos e créditos, se isso for extremamente necessário e se você tiver certeza que poderá pagá-la. Tenha em mente que se o caixa está em ordem, o lucro também estará.
Com a mudança econômica que tem ocorrido no Brasil nos últimos anos, muitas pessoas têm tentado empreender. Porém, boa parte delas não entende sobre o assunto e acaba cometendo erros. Se você quer mesmo crescer, ter um negócio sólido, com lucros crescentes, é necessário estudar. Organização financeira é uma das principais partes. Nunca se esqueça disso!
Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco e agende uma reunião.