Serviços

Trabalhar com contabilidade exige conhecimento, experiência e dedicação para que sua empresa possa estar à frente das demais e não ter problemas com nossa legislação, muitas vezes burocrática e que exige pessoas treinadas para exercer as tarefas contábeis. Além de profissionalismo, contamos com uma ampla quantidade de serviços que podemos lhe oferecer. Oferecemos um tratamento personalizado para cada cliente e para cada necessidade, ajudando você a crescer junto a sua empresa. Com um sistema informatizado, os processos são feitos de maneira rápida e precisa.

Podemos destacar em nossos serviços:

– Folha de Pagamento
– Societário
– Registro de Marcas
– Licença de Funcionamento
– Segurança do Trabalho
– Consultoria em gestão empresarial
– Análise de Custo
– Apuração de Preços de Venda
– Cálculos de Rentabilidade
– Consultoria em gestão financeira
– Consultoria em gestão patrimonial familiar
– Consultoria jurídica
– Banco Central
– Siscoserv
– Operações Cambiais
– Due Diligence
– Avaliação de Ativos Patrimoniais
– Avaliação do “Negócio” da Empresa
– Alocação do Preço de Compra (PPA – Purchase Price Allocation)
– Organização de Ativo Imobilizado

Nós cuidamos de tudo o que é necessário para a sua empresa. Nossos especialistas e parceiros estão aptos a orientá-lo da melhor forma para que a sua empresa não tenha que se preocupar com nada. Basta falar com nossa equipe.

A empresa que tem funcionários precisa elaborar a Folha de Pagamento, um documento trabalhista no qual relaciona, além dos nomes deles, os salários, descontos e outros informações de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas e a Lei Orgânica da Previdência Social.

– Registro e atualização na Carteira Profissional
– Elaboraração do Contrato e Aditivo de Trabalho
– Cálculo e emissão de avisos e recibos de férias
– Atualizações necessárias para Licença Maternidade, Auxílio Acidente do Trabalho, Auxílio Doença
– Cálculos de rescisão
– Emissão do Termo de Rescisão, Extrato de FGTS, Seguro Desemprego
– Emissão GRFP para recolhimento do FGTS
– Homologação no Sindicato ou Delegacia Regional do Trabalho (DRT)
– Confecção de cartas de referência e demissão
– Processamento da Folha de Pagamento
– Processamento de Adiantamento de salários
– Processamento do 13º salário

– Preenchimento de:
– Ficha de Registro do funcionário
– Documentos admissionais
– Alterações Salariais
– Alterações cadastrais (endereço, casamento, nascimento de filho, etc.)
– Registro de promoções, gratificações, horas extras, transferências, adicional noturno, pensão alimentícia

– Cadastro e solicitações a pedido da empresa de:
– Vale Transporte
– Vale Refeição
– Vale Alimentação
– Assistência Médica
– Seguro de Vida
– Previdência Privada

– Abertura, atualização e encerramento de empresas nos órgãos públicos em todas as cidades e Estados
– Elaboração de contratos sociais, estatutos sociais, atas e registro nos órgãos competentes
– Escrituração e registro de livros fiscais e societários nos órgãos competentes
– Emissão, solicitação e acompanhamento de certidões negativas nas esferas federais, estaduais e municipais, como forenses, protestos, justiça federal, do trabalho e criminal, receita federal, procuradoria da fazenda nacional, previdência social, secretaria da fazenda estadual, junta comercial, prefeitura, caixa econômica federal, cartório e outros órgãos.

Ao constituir uma empresa, dentre as várias obrigações impostas ao empresário, está a obrigatoriedade de registro do nome empresarial na Junta Comercial ou Cartório, o que não deve ser confundido com o registro da marca de uma empresa no INPI.

A marca é a representação simbólica, qualquer que ela seja, que permite identificar produtos e serviços de um modo imediato. Pode ser um nome, um símbolo ou um ícone.

Regulado pela Lei 9279/96 no título III, o registro da marca protege seu uso exclusivo em território nacional e em algumas situações até internacionalmente, sendo efetuado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Por que registrar a marca?
Imagine que uma empresa, consolidada há mais de 50 anos no mercado com o mesmo nome empresarial, muito conhecido, não deteve o registro de sua marca, e outra empresa, constituída há pouco tempo, com o mesmo nome empresarial desta primeira ou em duplicidade de nome empresarial, deteve além do registro do nome empresarial na Junta Comercial ou Cartório, também o registro de sua marca no INPI.

Em situações como essa, é comum que a outra empresa tenha que modificar seu nome empresarial, por isso é válido registrar a marca e evitar riscos desse tipo.

Para registrar a marca, faremos uma busca prévia no banco de dados do INPI, a fim de identificar marcas idênticas e/ou colidentes que possam dificultar ou até mesmo impedir o seu registro. Com um resultado positivo, solicitaremos as documentações da sua empresa ou pessoa física para protocolar o pedido de registro. O seu pedido será publicado na Revista Propriedade Industrial – RPI em até, aproximadamente, 90 (noventa) dias.

Após a publicação, o seu pedido será analisado tecnicamente pelos examinadores federais. Se deferido, o titular deverá recolher a taxa federal para expedição do certificado válido por 10 (dez) anos.

O uso sem consentimento do detentor da marca por terceiros pode resultar desde multa até pena, como disposto a partir do artigo 189 da Lei 9279/96.

Quando falamos em licença de funcionamento tratamos de todos os pontos necessários para o funcionamento de atividades comerciais, industriais, institucionais, de prestação de serviços e similares.

Entre os pontos estão os seguintes:

– Anistia – Prefeitura e SEHAB
– Regularização de imóveis irregulares que atendam ou não às diretrizes do código de obra
– O que é necessário para renovar o auto de Licença de Funcionamento Condicionado
– Auto de Licença de Funcionamento Condicionado: Permite a regularização da licença de funcionamento provisório por 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos, porém condicionado à regularização do imóvel
– Prefeitura/ CONTRU
– Auto de Licença de funcionamento/ Alvará de funcionamento, Auto de Licença de funcionamento de outros municípios (Locais de reunião/ Eventos)
– CADAN – Licença de anúncios, Toten e toldo móvel (áreas tombadas e envoltórias)
– Laudos com ART/CREA e Atestados (Laudo ART parâmetro de incomodidade, atestado de segurança e etc.)
– Acessibilidade – Laudos, certificados e adequações
– AVS – Auto de verificação de segurança e LTS – Laudo técnico de segurança
– Regularizações de imóveis comerciais e residenciais – Certificado de mudança de uso habite-se (Certificado de conclusão), Alvará de aprovação de reformas, Alvará de execução de demolição, Alvará de desdobro de lote
– LIMPURB – Cadastro de resíduos sólidos
– Recursos de multas
– Atendimento de comunique-se e acompanhamento de processo de todos acima
– Alvará de passeio público
– CETESB
– Licença ambiental (LP, LI e LO) inscrição e renovação
– Registro no CADRI
– CDL (certificado de dispensa da CETESB)
– BOMBEIROS
– AVCB – Licença, renovação, elaboração e aprovação de projeto e adequações
– Curso de brigada de incêndio e CIPA
– Pré Vistorias e adequações realizadas pelos nossos técnicos
– Laudos- Gás (GLP), para-raios, controle de materiais e outros
– Vigilância Sanitária/ ANVISA
– COVISA/ SIVISA/ ANVISA – Cadastro e licença municipal, Estadual e Federal
– AFE – Autorização de funcionamento de empresa – ANVISA
– Elaboração de manual de boas práticas
– CNES – Cadastro Nac. de Estabelecimento de saúde
– POP – Procedimentos Operacionais Padronizados (Incluso: Planilhas, etiquetas, rotulagem e treinamentos)
– Auditoria e responsabilidade técnica mensal

A Segurança do Trabalho atua na prevenção dos acidentes de trabalho decorrentes dos fatores de risco ocupacionais. Há alguns itens que devem ser considerados e seguidos nesta área e a AZA Serviços pode ajudá-lo com isso.

O que fazemos:

– PPRA e PCMSO – renovação anual
– Organização de CIPA – NR 05
– Laudo ambiental de trabalho e LTCAT
– Atendimento a exigências das NR

Gerir uma empresa pode não ser tarefa das mais fáceis, especialmente para quem está começando agora como empresário ou, ainda, tem formação ou experiência profissional em áreas completamente diferentes das relacionadas à gestão.

Através da consultoria, a empresa é mapeada, avaliada, e orientada de forma transparente para que os empresários possam planejar, alocar e gerir recursos, princípios, iniciativas, valores e estratégias dentro de um plano focado.

Qualquer empresa precisa contar com uma adequada análise de custos em seu ambiente de operações. É a medição correta de processos e estratégias, de entradas e saídas, que permitirá que o negócio seja mais lucrativo. Para ajudá-lo a alcançar uma gestão de custos que produza resultados favoráveis de desempenho, a AZA Contabilidade oferece o serviço de análise de custos. Converse com a nossa equipe!

Precisa determinar com precisão seus preços de venda e gostaria de contar com ajuda especializada? Converse com a equipe AZA. Através da análise de registros contábeis e outros elementos, podemos identificar e mensurar custos específicos para que sua empresa não venha a perder mercado nem sofrer prejuízo ao vender produtos e serviços.

Conhecer a rentabilidade de um negócio ou transação é fundamental para saber se o investimento está sendo bom ou ruim, lucrativo ou não. Se você precisa de auxílio especializado para realizar cálculos de rentabilidade em sua empresa, converse com a equipe AZA. Podemos ajudá-lo a determinar uma série de indicadores que ajudarão na avaliação de desempenho do seu negócio e realizar os cálculos necessários para medir a rentabilidade dele.

Como estão as finanças da sua empresa? Você consegue responder rapidamente quais as entradas e saídas fixas, quais os gastos variáveis, quais as expectativas de retorno para o ano? A AZA Contabilidade, em parceria, pode ajudá-lo nesta tarefa tão importante para qualquer empresa.

Através do serviço de Gestão Financeira, será colocada em prática uma série de ações e procedimentos administrativos envolvendo planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.

Além disso, você, empresário que tem foco na venda e está sempre em busca de resultado, deixa essa parte com a gente, fazemos o contas a pagar, contas a receber, emissão de notas fiscais, fluxo de caixa e demais relatórios que necessitar.

– Gestão e Aconselhamento de Investimentos:
. Gestão dos recursos líquidos ou supervisão dos investimentos nas instituições financeiras, sem conflito de interesse
. Controle da relação risco/retorno e aderência do portfólio ao seu perfil de risco

– Serviços Financeiros e Patrimoniais:
. Orçamento familiar, fluxo de caixa, pagamento de despesas pessoais e administração de funcionários
. Administração dos Ativos não financeiros compreendendo imóveis, automóveis, embarcações e aeronaves

– Planejamento Financeiro Familiar:
. Plano familiar que identifica metas, objetivos financeiros e patrimoniais do cliente
. Estrutura Patrimonial, sucessória e tributária

Na AZA Contabilidade você conta com consultoria jurídica para garantir a segurança legal de sua empresa. Nosso objetivo é garantir que o negócio esteja dentro das leis e regulações e, para isso, contamos com consultoria especializada e constantemente atualizada. Em todas as áreas do jurídico, trabalhista, civil, tributário, societário e criminal, podemos atendê-lo através de nossos clientes/parceiros.

Também podemos realizar planejamento tributário, realizar consultas, orientar sobre questões trabalhistas e muito mais. Fale com a gente!

Com parceiros especializados, formalizamos a instrução do processo, regularização e atualização de capitais estrangeiros registrados ou não conforme sua natureza, junto ao Banco Central do Brasil.
Registro do investimento inicial:

a) Cadastramento da empresa nacional e estrangeira no cadastro de empresas do Banco Central do Brasil – CADEMP
b) Emissão do Registro Declaratório Eletrônico para Investimento Externo Direto – RDE-IED no Banco Central do Brasil
c) Registro no Banco Central, modulo RDE-IED, do(s) ato(s) societário(s) de subscrição, aquisição de nacionais, aumento ou integralização do capital, conforme contrato social
d) Orientação para elaboração do dossiê documental para atender fiscalizações e demandas dos órgãos de controle e supervisão
Registro dos atos societários subsequentes:

a) Registro no Banco Central, modulo RDE-IED, do(s) ato(s) societário(s) que afete a participação do investidor estrangeiro tais como subscrição de novas cotas, aumento e integralização do capital, cisão, incorporação, alienação, distribuição de lucros ou JSCP, etc.
b) Orientação para elaboração do dossiê documental para atender fiscalizações e demandas dos órgãos de controle e supervisão

O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) é um sistema informatizado, desenvolvido pelo Governo Federal como ferramenta para o aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis, bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.
O Siscoserv conta com dois Módulos: Venda e Aquisição.
– Módulo Venda: devem ser registrados os serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio, vendidos por residentes ou domiciliados no País a residentes ou domiciliados no exterior. Este módulo abrange também o registro das operações realizadas por meio de presença comercial no exterior.
– Módulo Aquisição: devem ser registrados os serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio, adquiridos por residentes ou domiciliados no País, de residentes ou domiciliados no exterior.

– Operações de cambio com nossos parceiros bancários, realize suas operações e garanta taxas competitivas e redução de tarifas
– Cartão Internacional Pré-Pago- aceito para saques em caixas ATM e compras em diversos estabelecimentos de vários países
– Papel Moeda- diversas moedas como Dolar Americano, Euro, Libra, Franco Suíço e demais
– Delivery – receba os valores e produtos no local de sua conveniência, sem custo adicional para todo território nacional a cartão pré-pago e para São Paulo, Grande São Paulo e Rio de Janeiro, para o dinheiro em espécie

A Due Diligence é um processo de investigação nas empresas que tem como objetivo a confirmação das informações que são disponibilizadas a eventuais compradores ou investidores.

Quando um potencial comprador ou investidor demonstra interesse, é preciso confirmar os ativos e passivos contábeis e jurídicos, além de outros pontos necessários de ordem financeira, contábil e fiscal.

Plantas industriais, Terrenos, Edificações, Escritórios, Lojas, Máquinas e Equipamentos, Instalações, Móveis e utensílios, Veículos, e Intangíveis. Finalidades: Testes de “Impairment de Ativos” (IAS 36, CPC 01, CPC 04, CPC 15, CPC 27); Due diligence; Seguro; Garantias; Valor de locação; ou meramente negocial para determinação do valor justo do ativo.

Avaliação econômico-financeira, utilizando métodos como fluxo de caixa descontado, múltiplos e patrimônio líquido ajustado a mercado.

Finalidades:

Venda-compra-fusão-cisão-joint venture;
Suporte de ágio gerado em uma negociação;
Entrada e/ou saída de sócios e dissolução de sociedades;
Estudo de viabilidade econômico-financeira.

Processo de atribuição de um valor justo para todos os ativos e passivos da empresa adquirida na sequência de uma combinação de negócios de acordo com o IFRS – International Financial Reporting Standards.

Inventário físico, controle e identificação do ativo mediante placa de tombamento patrimonial e reconciliação físico-contábil.

Desenvolvimento de estudo de vida útil econômica de ativos, determinando-se uma taxa de depreciação diferenciada.

Estudo para melhoria da margem operacional.

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