Informativos

Empresários informatizados ganham até 3 vezes mais diz Sebrae

Estudo do SEBRAE aponta que empresários informatizados, donos de pequenos negócios, ganham até três vezes mais do que aqueles não informatizados. O levantamento foi feito com base em dados de 2003 a 2013. O levantamento aponta outras características desses indivíduos como o fato de trabalharem sozinhos e a área de atuação predominante no comércio de bens básicos e prestação de serviços.


Para João Lúcio Borges, líder de produto e sócio da NEXTAR, “conforme o comerciante atinge melhores resultados através da informatização aumenta o seu próprio interesse em adotar novas tecnologias para o seu negócio”. A empresa de software de gestão atende mais de 50 mil pequenos comerciantes espalhados em 200 países. Com foco em comércios de pequeno porte, foi criado o Programa NEX. Ele oferece uma solução simples e de baixo custo com recursos como controle de estoque, controle de vendas e caixa, emissão de nf-e, cupom fiscal, relatórios gerenciais, cadastro de produtos, clientes e fornecedores e muito mais.

Atualmente, a análise de dados é apontada como um dos principais fatores competitivos entre as empresas. A equação é simples, quanto mais o comerciante conhece os hábitos de compra dos seus clientes, melhor é a entrega do produto ou serviço. Sistemas de gestão como o Programa NEX, permitem que os donos de um pequeno comércio passem a tomar melhores decisões por ter acesso aos principais indicadores de desempenho do seu negócio.

Quais são as vantagens de investir em um sistema de gestão?

Para Borges, as vantagens de investir num sistema de gestão e vendas são muitas. “Um dos benefícios mais importantes é que o comerciante tem a possibilidade de acompanhar de perto todas as operações de estoque. Dessa forma, ele negocia melhor com seus fornecedores, evita manter produtos encalhados e consequentemente diminui muito o prejuízo por perda de produtos”, destaca.

Apontado entre os segmentos mais recorrentes entre os donos de negócios melhor informatizados, as lojas de roupas estão entre os principais clientes do Programa NEX. Para Camila Bonacolsi Schreiber, dona da loja de roupas Ladocica, localizada em Timbó, SC, utilizar um sistema de gestão facilita muito as operações e a análise de dados. “Consigo ter acesso a vendas antigas e estar sempre de olho nos números presentes e passados”, afirma.

Aza ContabilidadeEmpresários informatizados ganham até 3 vezes mais diz Sebrae