Informativos

Educação corporativa: Como aumentar o engajamento e reduzir a evasão

A adesão é baixa, muitos colaboradores nem iniciam o curso, outros começam e abandonam. No fim, se gasta duas vezes, primeiro pela ferramenta e depois pelo tempo que o colaborador perdeu de trabalho fazendo um treinamento sem conclusão. Essa situação já foi acompanhada muitas vezes por Simone Carminatti, consultora educacional do DOT digital group, referência em EdTech. Para a especialista, a ineficiência de projetos de educação corporativa é resultado de falta de planejamento e, principalmente, da aplicação de um Diagnóstico Educacional.

Como fazer um diagnóstico educacional?

“Diagnosticar é conhecer o cenário da empresa em profundidade a partir de pesquisas com o público-alvo, que podem ser enriquecidas com a análise de documentos já existentes e com o entendimento das percepções de gestores, influenciadores e outras pessoas que não o público-alvo”, afirma Simone. A especialista afirma que o Diagnóstico Educacional entrega inteligência de dados para a empresa, resultando em investimentos mais eficientes. “Ele empodera a empresa ao dar subsídios para que ela tome decisões assertivas, vendo claramente em que e por que investir”, avalia.

O maior mérito de um diagnóstico é fazer com que a empresa não perca tempo e dinheiro investindo em estratégias de capacitação ineficientes. Simone conta o caso de um cliente que procurou o DOT decidido a comprar uma determinada solução de EAD. Após a aplicação do Diagnóstico Educacional, se concluiu que o mais adequado era a empresa contratar outra solução que, inclusive, era consideravelmente mais barata. “Esse cliente veio decidido baseado apenas em percepções superficiais e poderia ter feito uma contratação ineficiente para a sua real necessidade”, conta Simone.

Um Diagnóstico Educacional precisa responder a uma série de perguntas que precisam ser feitas sobre o público-alvo: qual é a sua forma de aprender, quais são suas preferências por formatos (vídeo, livros, jogos), quanto tempo você tem disponível para aprender? As pesquisas vão mostrar muitas vezes que é preciso contratar diferentes soluções de acordo com o público para o qual elas se destinam. “Diagnóstico é investimento: a empresa ganha uma fotografia em tempo real para fazer seu projeto de educação corporativa entregar os melhores resultados possíveis”, conclui Simone.

Aza ContabilidadeEducação corporativa: Como aumentar o engajamento e reduzir a evasão