Informativos

Educação financeira na infância: Qual a importância?

Analisando as finanças de modo geral, é possível notar um efeito dominó, ou seja, a falta de planejamento financeiro afeta a todos de uma mesma família. Para Cirlene Cattai, advogada e escritora, o grande vilão da falta de controle com dinheiro pode ser, justamente, o desconhecimento do assunto. “Nós demoramos muito para ter contato e até mesmo autonomia sobre o dinheiro. Por esse motivo, muitos adultos não sabem como agir quando começam a receber um salário e precisam cuidar de tudo. Com isso, vem o descontrole e os gastos desnecessários”, comenta a especialista. E outra situação tão séria quanto: a falta da transmissão da educação financeira na infância dos filhos.

Pensando nisso, Cirlene Cattai teve uma ideia pioneira: produzir um livro de educação financeira para mães e pais preparem seus filhos sobre finanças desde a infância. O conteúdo do “Educando seu filho para o sucesso”, inédito no Brasil, ressalta a importância do conteúdo informativo. O livro também conversa diretamente com os pais, que receberão auxílio e dicas para desenvolver seus filhos nesse sentido. “É na infância onde as informações são absorvidas com riqueza. Por isso, é indispensável apresentar essa responsabilidade para os pequenos o quanto antes”.

Para finalizar, Cirlene compartilha que, hoje, entende que seu projeto não é nada simples, embora pensasse dessa forma antes. “A importância do material presente no livro é enorme e pode representar uma grande diferença no futuro dessas crianças. Elas terão um controle muito maior sobre o próprio dinheiro e, muito mais do que isso, entenderão o seu real valor”, diz.

Educação financeira na infância: leitura que inspira

O livro “Educando seu filho para o sucesso” é um livro do Projeto Meu Filho Rico que tem como missão levar a capacidade de gerir e educar crianças financeiramente. Tendo à frente Cirlene Cattai, advogada e escritora, e sua obra conta com abordagens que passam pela neurociência, economia, educação, programação neurolinguística. Até mesmo conteúdo que ressalta as boas práticas.

Além do livro, existem outros meios de disseminação da técnica desenvolvida por Cirlene. Ela disponibiliza e-books, games e textos de blog. Para acompanhar, basta acessar: http://meufilhorico.com.br/

Aza ContabilidadeEducação financeira na infância: Qual a importância?