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Confira 5 adaptações necessárias em um novo emprego

É natural que o colaborador se sinta entusiasmado e um pouco nervoso para o primeiro dia em um novo emprego, afinal, este novo caminho vem acompanhado de muitas mudanças. A Hays – líder mundial em recrutamento – aponta que é preciso fazer adaptações necessárias para se ajustar a esse novo momento. Confira!

O Diretor Geral da Hays Bélgica, Robby Vanuxem, lista cinco dicas para ajudar o colaborador a se habituar ao novo emprego. Confira abaixo:

1.Sentindo-se um novato – Provavelmente você se sentia seguro, confortável e tinha todas as respostas em seu último trabalho, mas agora você é o novato que está perguntando sobre tudo. Este é um dos ajustes mais difíceis e importantes em um novo emprego.Você precisará aprender muitas coisas novas. Por isso, concentre-se em compreender as prioridades estratégicas do negócio, quais são as pessoas mais importantes para você construir um relacionamento e quais serão suas tarefas diárias. Faça anotações e muitas perguntas durante seus treinamentos, e não tenha medo de fazer a mesma pergunta mais de uma vez. É melhor esclarecer algo agora, do que perguntar sobre isso mais tarde, quando já é esperado que você saiba essas informações.

2. Não ter um relacionamento com seu novo chefe – Em seu trabalho anterior, provavelmente você desenvolveu um bom relacionamento com seu gerente. Nesse seu novo papel, você precisará criar esta relação do zero. Tire da sua mente qualquer ideia preconcebida sobre seu novo chefe, com base no chefe anterior. Os chefes não são os mesmos e você precisa se dedicar a conhecer este. Observe o estilo de comunicação de seu atual chefe e entenda desde o início o que ele espera de você na sua primeira semana, segunda semana, um mês e assim por diante. Seja proativo e agende reuniões para discutir seu progresso. Por fim, seja paciente. A paciência é uma virtude e no tempo certo você vai perceber que construiu uma boa dinâmica com o seu gerente.

 3.Não se sentindo totalmente integrado – Assim como com seu novo chefe, você levará algum tempo para se acostumar à nova cultura da empresa. A cultura da empresa se trata sobre diversos fatores ambientais, desde a forma como os líderes interagem com os colaboradores, a dinâmica que os funcionários têm um com o outro, até a ética, os valores e os objetivos do negócio. Para se adaptar, pesquise sobre a empresa antes mesmo de fazer parte da equipe. Veja as redes sociais, site e perfis profissionais, pois podem indicar qual é o tom de voz da empresa e mostrar como os funcionários se envolvem. Nos primeiros dias, pense positivo e tome a iniciativa para se integrar ao novo ambiente. Fale com todos, faça perguntas e observe tudo ao seu redor.

4. Enfrentando barreiras para ser autêntico – Como disse, pode levar tempo para você se integrar com a nova cultura de empresa. Assim, durante as primeiras semanas, você pode pensar que deve mudar sua personalidade para se encaixar. Mas pense bem: você foi contratado com base em quem você é e ser autêntico irá construir confiança e credibilidade, permitindo que você estabeleça relações genuínas.

 5. Sentindo falta do seu antigo emprego – Às vezes, mesmo que você não tenha gostado tanto do seu antigo emprego, você pode sentir uma onda de nostalgia durante as primeiras semanas. Lembre-se que esse sentimento é normal ao iniciar um novo emprego, principalmente se você está enfrentando as adaptações necessárias. Mesmo assim, pense que você deixou o seu trabalho anterior por um motivo e tente não comparar os dois, pois este é um novo começo. Adaptar-se a um novo trabalho pode demorar de três a seis meses. A chave é preparar-se para estes ajustes, enfrentando-os com uma atitude positiva e paciente. Lembre-se, esta mudança é apenas outro capítulo da sua história de sucesso profissional.

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