Informativos

Casa própria: Como escolher o lugar para morar?

A escolha de uma residência sempre passa por uma série de critérios. É importante para o brasileiro buscar segurança no bairro em que vai escolher para morar. O índice de brasileiros que tem casa própria quitada era de 68,2% segundo a pesquisa do IBGE no ano de 2016. Quer dizer, mais de 47 milhões de domicílios no país, desse total, 86% eram casas e 13,7% eram apartamentos.

Mesmo com esses números, o sonho de ter a casa própria ainda é a esperança de muitos brasileiros, conforme o levantamento do Programa das Nações Unidas. Em 2016, ao todo, cerca de 33 milhões de pessoas no país não tinham casa própria. Para conseguir realizar esse sonho, é importante buscar dicas financeiras. E também fazer um diagnóstico prévio sobre o local em que vai se mudar e escolher uma empresa de confiança para realizar o financiamento.

Cinco dicas de como escolher a sua casa própria

Deslocamento

É importante analisar o tamanho do deslocamento que irá percorrer no dia a dia. Escolher um local perto de pontos de ônibus, metrôs e trens é essencial para diminuir o tempo perdido em idas e vindas a trabalhos, faculdades e outros locais de frequente visita. No caso de ter um veículo próprio, verificar a distância da residência para o destino diário é também uma escolha inteligente.

Bairro

Outra dica importante é analisar a infraestrutura do bairro em que deseja morar. É útil ter comércios próximos à residência como padarias, supermercados e escolas. Isso pode ser benéfico para os anos de estadia nesse bairro.

Vizinhança

A vizinhança é outro fator que pesa muito na hora da escolha. Ter vizinhos que sejam agradáveis pode prolongar o período de estadia em uma residência. Procurar mais informações do local para poder ter uma percepção melhor, antes de efetivar a compra, andar pelas redondezas pode ser um bom negócio.

Segurança

Ter segurança é um dos fatores mais essenciais para a escolha do bairro. É comum ver moradores reclamando de violência e assaltos em todos os locais do Brasil, mas ainda assim é importante notar a presença de posto policial ou delegacias que possam diminuir a ação de criminosos.

Estilo de vida

Por fim, é importante analisar o próprio estilo de consumidor. Ver quais são os seus gostos, o que pode satisfazer ajuda a buscar critérios para a escolha do bairro e da residência.

Aza ContabilidadeCasa própria: Como escolher o lugar para morar?