Informativos

5 dicas para renovar a motivação da equipe no final do ano

Com a chegada do último mês do ano, é comum que as empresas ofereçam aos colaboradores alguns mimos para retribuir todo o trabalho realizado ao longo dos 12 meses. Muitas vezes, oferecer uma experiência ao funcionário, por mais simples que ela seja, faz com que se sinta valorizado e ajuda na integração da equipe.

Um estudo realizado em 2017 pela Elancers, empresa especializada em Gestão e Recrutamento, revelou que a porcentagem de homens descontentes com seus empregos chega a 46%, enquanto a de mulheres é 49%. A principal causa costuma ser a falta de incentivo. “O final do ano é um bom momento para pensar em um reconhecimento que faça o funcionário sentir que o seu trabalho está sendo notado”, avalia a especialista em desenvolvimento humano Susanne Anjos Andrade, autora do best-seller “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”

Segundo ela, nessa época do ano, os funcionários já estão cansados e o nível de motivação pode cair, pois já usaram “todo o gás” e empenharam todas as forças nos 11 meses anteriores. “Por isso, como dezembro é um mês mais calmo na maioria dos negócios, é importante que o gestor pense em formas, mesmo que simples e, de acordo com o orçamento, para retribuir o esforço de todos”, enfatiza.

Abaixo, ela lista algumas dicas que podem ajudar os colaboradores a começarem 2019 com o “pé direito”:

Festa de final de ano

Conhecidas como as famosas “festas da firma”, as reuniões de confraternização, podem ser ótimas oportunidades para os colaboradores e líderes relaxarem depois de um ano de muito trabalho. Podem ser realizadas em forma de almoço, happy hours ou até mesmo um churrasco, não existe regra. “Cada empresa deve adotar a opção que achar mais adequada, o importante é confraternizar”, pontua Susanne.

“Esse é o momento em que os diretores e gerentes têm a oportunidade de se aproximarem mais de seus colaboradores e devem criar espaço para verbalizar o quanto eles são importantes, com agradecimento e reconhecimento genuíno. Mas é importante saber que os líderes devem apresentar um comportamento humanizado durante o ano todo, e não somente durante a confraternização. É preciso motivar e integrar o time sempre”, diz.

Bônus por resultados

Por mais que muitos funcionários tenham direito ao décimo terceiro, algumas empresas oferecem também bônus – ou a chamada participação nos lucros – como uma maneira de incentivar os colaboradores e reconhecer que o trabalho realizado durante o ano valeu a pena. O bônus funciona também como uma forma de feedback positivo.

“Com as festas de final de ano, nada mais justo do que beneficiar as pessoas da empresa com um bônus para ajudar nas despesas, já que é uma época em que se compra presentes e se prepara as ceias. Além disso, esse reconhecimento fará com que os colaboradores comecem o ano seguinte animados, e mantenham o foco nos resultados”, explica Susanne. Se não houver recursos financeiros para isso, um cartão personalizado e um mimo farão toda a diferença.

Brincadeiras para unir a equipe

Outra dica para quem deseja agradar os colaboradores no final do ano, é promover brincadeiras como o intuito de reunir os membros da equipe, e também como forma de aproximar uns dos outros e gerar um ambiente equilibrado e saudável de trabalho.

“O mais conhecido é o amigo secreto, que pode ser realizado de diversas formas. Algumas corporações gostam de fazer um happy hour com futebol e churrasco para depois realizar as trocas dos presentes, outras promovem um almoço, enfim, todo jeito é válido”, completa.

Férias coletivas

Dependendo da área de atuação, como as últimas semanas de dezembro já apresentam uma movimentação mais lenta, alguns líderes de empresas optam por proporcionar férias coletivas para a equipe. “Mesmo que alguns estejam com as férias em dias, o recesso de final de ano ajuda para que recarreguem as energias e cheguem em janeiro empenhados e focados, para o trabalho se manter positivo como o ano que se passou”, diz a especialista.

Brindes com cartão da empresa

Podem ser panettones, cestas de Natal, canecas com o logo da empresa, cartões com recados de gratidão ou motivacionais. Não importa, os presentes e pequenos mimos para agradar e reconhecer os profissionais também são bem-vindos.

“O importante é mostrar que a empresa lembra dos funcionários de uma maneira carinhosa, e agradece por todo o esforço e realizações conquistadas no decorrer do ano que está acabando, o que poderá substituir até mesmo o bônus”, finaliza Susanne.

 

Aza Contabilidade5 dicas para renovar a motivação da equipe no final do ano

Related Posts