Informativos

Seguros inusitados: você imagina quais são?

Imprevistos sempre acontecem. Mas e quando ele vem acompanhado de estragos financeiros, como evitar ter prejuízos? Pois foi pensando nas situações mais diversas que as seguradoras começaram a implantar no seu portfólio os popularmente conhecidos como Seguros Inusitados. São tipos de apólices não convencionais que as pessoas e empresas têm investido para proteções menos conhecidas, porém para riscos de qualquer tipo.

Marluz Felipe Wichmann, diretor de operações e corretor de seguros, responsável pela franquia Bidon Corretora de Seguros, conta que este tipo de seguro ainda é recente no Brasil, mas encontra no país grande potencial para crescimento. “Muitas pessoas dependem do corpo em suas profissões e existem pessoas que se preocupam com objetos, é por isso que vem crescendo a cada dia a procura pelos seguros inusitados”, afirma.

Largas pedaladas – Andar de bicicleta não é apenas coisa de criança, pelo contrário, muitos brasileiros estão preocupados com a saúde e para manter não só o peso, mas como também a saúde em dia, a bicicleta é um dos meios usados por boa parte da população como meio de se exercitarem.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de bicicleta. Somente de janeiro a novembro do ano passado 653.145 bicicletas saíram das linhas de produção, segundo dados da ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Devido a este novo estilo de vida, o brasileiro tem investido pesado em novos modelos para transitar nas cidades. Hoje é possível encontrar bicicletas esportivas até mais de R$50 mil, sendo que o valor varia conforme a marca e o modelo.

E claro que um investimento alto como esse acaba chamando atenção, principalmente dos criminosos. O índice de furto e roubo de bicicletas aumentou de forma espantosa no Brasil. Com isso, algumas seguradoras oferecem a cobertura para bicicletas dentro dos seus seguros residenciais, no qual são oferecidas coberturas contra furto e roubo, avarias quando transportadas por veículos, e até mesmo furto e roubo fora do local segurado no caso de seguros residenciais.

“O seguro de bicicletas hoje é o mais comercializado pelos franqueados da Bidon, dentro do setor de seguros inusitados. Preocupados com o bem material, cresce a cada ano a parcela de pessoas interessadas em ter esse tipo de seguro, principalmente os ciclistas que utilizam a bicicleta como ferramenta de trabalho ou como lazer”, ressalta Wichmann. Entre os benefícios oferecidos pelo seguro de bicicleta estão: danos causados ao equipamento, acidentes, incêndios, raios, explosão de qualquer natureza durante o transporte (desde que esteja devidamente alocada em racks/tules voltados para tal finalidade), roubos ou furtos qualificados, inclusive quando guardada no interior da residência do segurado.

Seguros Inusitados mais comercializados – Outros seguros que podem ser considerados inusitados são: assistência veterinária a pets; festas e cerimônias de casamento; proteção a equipamentos de empresas de modelo home office, e até mesmo coberturas exclusivas para jogadores de golfe.

Estes tipos de seguro às vezes soam de forma estranha para a maioria das pessoas. É o caso dos seguros de Hole in one, que é uma cobertura exclusiva para jogadores de golfe que devem pagar uma rodada de bebida ou um almoço para todos os membros de seu clube caso o mesmo acerte a bola no buraco com apenas uma tacada. “Todos sabem que é muito difícil e raro acertar o buraco com uma única tacada, até mesmo para campeões da modalidade esportiva”, afirma o diretor de operações da Bidon.

Também é bastante incomum pessoas que trabalham em suas próprias residências com o modelo home office buscar um seguro específico para seus equipamentos usados exclusivamente no seu dia a dia de trabalho, como computadores, telefone celular.

“Vale ressaltar que a grande maioria dos seguros inusitados é tratada de forma isolada pelas seguradoras. Cada companhia tem sua regra específica para a aceitação e algumas delas inclusive dão a liberdade ao corretor de reportar casos específicos de solicitações inusitadas transferindo para os setores de subscrição a análise da aceitação ou não do risco proposto”, ressalta Wichmann.

 

 

Aza ContabilidadeSeguros inusitados: você imagina quais são?

Related Posts