Informativos

Aprendizado online é ferramenta útil para atualização

O aprendizado online é algo que possibilita atualização de forma prática e rápida, mas ainda está dando seus primeiros passos no Brasil. Você já experimentou aprender à distância? Saiba um pouco mais no texto a seguir!

Quem quer aprender de forma rápida e prática pode aproveitar a Educação à Distância (EAD) para realizar cursos em diferentes áreas. No Brasil, o uso dos recursos online está aumentando, mas ainda há muito para ser descoberto. Poucos sabem, inclusive, que há até mesmo cursos gratuitos e com certificado para quem precisa se atualizar, mas não pode investir no momento.

Na Índia, por exemplo, a expectativa é que se tenha aproximadamente 142 milhões de estudantes de ensino superior até 2030. O país não tem estrutura para construir universidades suficientes para acomodar toda essa nova onda de estudantes, e a internet é a solução mais óbvia para que essas pessoas adquiram as habilidades que desejam e necessitam. A Udemy, plataforma de cursos online,  já recebeu quase um milhão de matrículas de estudantes indianos até agora.

Em artigo, Sérgio Agudo, responsável pela Udemy em português, explica que para a maioria das pessoas nos Estados Unidos e na América Latina, as instituições de ensino tradicionais ainda reinam supremas, mesmo com os preços das mensalidades subindo a níveis históricos e com o retorno do investimento sendo cada vez menos certo.

“Aumentar o awareness de ferramentas de aprendizado digitais vai requerer mais do que compartilhar informações e matricular pessoas nos cursos. O verdadeiro problema é fazer com que as pessoas aceitem que todos nós precisamos continuar nossos estudos depois do ensino médio e também depois do ensino superior. O mercado de trabalho hoje em dia está evoluindo rapidamente e você provavelmente vai tomar um choque de realidade logo, se já não tomou. Mas você não vai largar sua carreira para voltar para a escola, certo?”, diz ele.

O aprendizado online, segundo Sérgio, não vai desaparecer, pelo contrário, vai crescer exponencialmente. “Mas nós, em educação tecnológica, não podemos ser os únicos a aproveitar dos seus benefícios. Mais vozes – desde conselheiros educacionais, líderes da indústria até legisladores educacionais – precisam falar mais sobre o problema de como os trabalhadores de hoje podem se manter atrativos para o mercado e melhorar suas habilidades, e sobre a variedade de recursos online disponíveis para eles”, afirma no artigo.

Confira três plataformas com diferentes opções de cursos online gratuitos que você pode começar a incluir na sua rotina de aprendizado:

Aza ContabilidadeAprendizado online é ferramenta útil para atualização

Related Posts