Informativos

Certificado digital: Por que eu preciso ter um?

O maior avanço da tecnologia e a transformação digital em grande parte dos processos de validação foi, sem dúvida, o Certificado Digital, que além de facilitar os acessos web, traz extrema segurança nas transações. Já faz pouco mais de três anos, que se tornou obrigatório para acessar órgãos fiscalizadores, financeiros e governamentais.

Essa exigência veio para garantir mais autenticidade e segurança às informações prestadas na internet. Certificados Digitais funcionam da mesma forma que os documentos pessoais como o RG e CPF, que devem ser apresentados em determinadas operações. Realizam a assinatura digital de pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer lugar do mundo com segurança e agilidade.

Ouvimos muito que “tempo é dinheiro”, por isso ter que ir ao cartório, entregar documentos via motoboy e ir ao banco já está deixando de ser necessário. Algumas atividades abaixo já podem ser feitas na web com o Certificado Digital:

– Realização de transações bancárias

– Assinatura e envio documentos pela internet

– Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTe-s) e manifestações do destinatário

– Envio de declarações da sua empresa

– “Login” em ambientes virtuais com segurança.

Empresas que emitem nota fiscal eletrônica, ou que estão inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a fazer uso do Certificado Digital. E algumas empresas do Simples já possuem a obrigatoriedade.

Quais são os tipos de Certificados?

1. e-CNPJ: Um CNPJ virtual que serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.

2. e-CPF: Um CPF virtual utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital.

Em caso de pessoa jurídica, seu contador, com certeza, é o melhor profissional para orientar, pois sabe exatamente quais as obrigações que sua empresa possui.

Em caso de pessoa física, o próprio posto de registro de certificado digital poderá orientar da necessidade que possui.São muitos os benefícios ao se contratar um Certificado Digital, mas é necessário sempre ir a um posto validado e certificado pelas instituições necessárias, para não correr o risco de uma instrução equivocada e a perda de uma das vantagens.

Quais são os principais benefícios?

Podemos destacar a:

  • Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos
  • Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas
  • Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.

A AZA Contabilidade é certificadora da Certisign e tem uma equipe móvel, preparada para ir até você, para fazer o seu certificado. Entre em contato conosco e transfira também as operações da sua empresa para o sistema digital. Acesse para saber mais: http://azacontabilidade.com.br/certificado-digital/.

Aza ContabilidadeCertificado digital: Por que eu preciso ter um?

Related Posts