Informativos

Atestado médico digital: Você já conhece?

Desde 2012, a Associação Paulista de Medicina (APM) disponibiliza o atestado médico digital, com uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O objetivo é combater fraudes, como a venda de atestados médicos falsificados, falsificação de recibos de consultas, exames e cirurgias e o superfaturamento de procedimentos hospitalares, muito comuns no Brasil hoje em dia.

Veja algumas vantagens do e-atestado:

  • Diminuir o risco de médicos serem vítimas de fraudadores
  • Assegurar que os atestados sejam realmente emitidos por médicos e contenham informações verídicas
  • Ajudar, de forma ágil, a evitar que as doenças e afastamentos de empregados sejam contestados ou considerados duvidosos.

Para emitir um atestado digital, os médicos, clínicas e hospitais precisam do “e-CPF” para gerar um hash, número específico de cada atestado. Esse número individual é o que vai garantir a veracidade das informações contidas no documento. É possível acessar os atestados digitais no site da APM e até imprimi-los para serem anexados em fichas médicas e trabalhistas.

Muitos profissionais já aderiram ao atestado digital e a ideia é que todos os médicos do estado migrem para o novo modelo.  A Associação considera que o uso do certificado digital garante aos médicos, pacientes e empresas segurança superior à oferecida pelo atestado tradicional.

Ainda não tem um atestado? Deixe que a equipe da AZA Digital cuide disso para você! Entre em contato e iremos até você: 11.3969-2527.

 

Aza ContabilidadeAtestado médico digital: Você já conhece?