Informativos

6 vantagens do certificado digital

Foi-se o tempo em que a realidade dos escritórios de contabilidade era compatível com o imaginário popular quando nos lembramos da figura de um contador: alguém rodeado por calculadoras e uma montanha de papéis. Com o surgimento do certificado digital no Brasil, há cerca de 15 anos, muito do dia a dia dos profissionais da área migrou para as plataformas digitais, devido ao uso constante desse instrumento.

O vice-presidente da Certisign e presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Julio Cosentino, em entrevista ao portal Jornal Contábil listou algumas das vantagens que o certificado digital traz à rotina dos contadores e seus clientes. Veja o que ele diz:

1. Praticidade: Se antes o contador usava a assinatura digital apenas para se comunicar com o governo, hoje ele o usa também para firmar contratos com clientes e fornecedores.

2. Economia e sustentabilidade: o certificado dispensa o uso do papel e da caneta, garantindo uma rotina sustentável e ágil e redução de custos operacionais.

3. Tempo livre: “Por consequência, garante a esses profissionais muito mais tempo para se aperfeiçoar em seu trabalho ou mesmo ganhar mais tempo junto a sua família. Então, é uma situação de duas vias, o contador nos ajuda a disseminar o uso da certificação, ao mesmo que ele desfruta de todos os benefícios da tecnologia”, explica ele.

4. Atualização constante: “Atualmente”, destaca o especialista, “o certificado já pode ser armazenado no celular por meio do mobileID. A expectativa é que a tecnologia seja utilizada para cada vez mais serviços e substitua autenticações e assinaturas em geral”.

5. Flexibilidade: “É possível utilizar o certificado em diversas aplicações, como para a assinatura de documentos, sem papel e caneta. A cada uso do certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita, assegurado pela legislação brasileira. Isso significa que, com poucos cliques, qualquer arquivo eletrônico pode ser assinado com valor jurídico. Basta acessar um portal de assinaturas e assinar usando o certificado”, ressalta Cosentino.

6. Mobilidade: “Desta forma”, afirma, “negócios podem ser formalizados a qualquer hora e em qualquer lugar, inclusive pelo celular, já que o certificado, hoje, também pode ser armazenado em smartphones e tablets por meio do mobileID. Outras aplicações são autenticação em sites, abertura e fechamento de empresas na internet, entre outras. Em resumo, o certificado viabiliza a migração dos processos físicos para o digital”.

Aza Contabilidade6 vantagens do certificado digital

Related Posts