Informativos

Não entregou a declaração de IR? Prazo para retificar começa hoje

Se você perdeu o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017, agora será necessário pagar uma multa de pelo menos R$ 165,74 a 20% do imposto devido para declarar. Começou hoje o prazo para retificar ou prestar contas à Receita Federal.

A retificação funciona para quem já declarou mas percebeu que havia erros ou informações incompletas. Ela tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente, e deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.

Para fins de priorização no pagamento das restituições será considerada como data de apresentação da declaração a data do envio da retificadora, e não a data de apresentação da declaração original. Não é possível retificar a declaração do exercício que estiver sob procedimento de fiscalização.

O contribuinte com declaração retida em malha, que tenha agendado atendimento, não poderá retificar a declaração do exercício após a entrega dos documentos à Receita Federal.

Já quem não chegou a enviar a declaração poderá fazer isso a partir de hoje e receberá, logo após a entrega, uma notificação de multa e boleto para pagamento da mesma.

O valor da multa é calculado da seguinte forma: 1% ao mês sobre o imposto devido. Um atraso de quatro meses significará multa de 4% do imposto devido. Para mais informações, basta acessar o site da Receita Federal ou conversar com nossa equipe.

Aza ContabilidadeNão entregou a declaração de IR? Prazo para retificar começa hoje