Informativos

O que você não deve esquecer ao declarar seu IR

Até o próximo dia 28 de abril, os contribuintes devem declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relacionado ao ano de 2016. Para que a declaração seja um sucesso e não haja dor de cabeça futura no caso de uma possível malha fina, é preciso estar atento para alguns pontos que, em geral, são esquecidos ou deixados de lado por quem declara. Confira!

1. Rendimentos de dependentes  – Muitas vezes quando há dependentes, o contribuinte se esquecer de incluir os rendimentos eventuais destes dependentes, como é o caso de uma bolsa-auxílio que o filho estagiário recebe. Fique atento.

2. Valores bancários – Às vezes os informes enviados pelos bancos não chegam a tempo e o contribuinte se esquece completamente de preencher as informações relacionadas a investimentos, previdência, etc. Dê uma olhada através do internet banking neste caso ( onde em geral constam as informações rapidamente) ou converse com o gerente.

3. Dívidas – Além do que normalmente a pessoa considera como dívida, tal como um empréstimo no banco, é preciso lembrar de bens financiados ,como o saldo devedor de um imóvel ou automóvel. Caso o próprio bem seja a garantia de pagamento, ele deve ser declarado na ficha Bens e Direitos, não em Dívidas e Ônus reais.

4. Ganhos de capital e indenizações de ações – Rendimentos recebidos de ações judiciais devem ser declarados, assim como ganhos na venda de imóveis ou outros bens. Como é preciso pagar imposto em cima destes ganhos, o correto é informar os valores e a venda no lugar de simplesmente parar de declarar o que já vendeu e não possui mais.

5. Doações – Se você fez uma doação de dinheiro ou de bens a uma pessoa física é preciso declarar, mesmo sem ter que pagar IR sobre isto. Como existe um Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quais Bens e Direitos (ITCMD), a Receita precisa saber o que foi doado e para quem.

* Caso tenha dúvidas, converse com a equipe AZA! 

Aza ContabilidadeO que você não deve esquecer ao declarar seu IR

Related Posts